Religião

Tradição: Folia de Reis visita bairros de Mimoso do Sul

Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021 às 06:35

Por Redação in Foco
Quarta-feira, 06 de janeiro de 2015, às 10h20.
DSC_0656
 
 

Por Renata Mofatti

Desde 24 de dezembro a tradicional Folia de Reis visita diversas residencias e bairros do município de Mimoso do Sul.

O encontro faz parte das comemorações natalinas e dá visibilidade a essa manifestação de cultura popular com o objetivo de difundir a música folclórica e contar um pouco da história de nascimento de Jesus Cristo.

O encontro religioso é uma tradição que a igreja católica dá a continuidade. 

Os principais bairros visitados em Mimoso são o Funil, Pratinha e Serra e de acordo com os integrantes da Folia, a figura dos palhaços representa os dois soldados de Erodes que foram mandados para matar o menino Jesus. “O palhaço faz rimas, brinca com as pessoas e com as palavras e é comum que muitas pessoas tenham medo dessa figura”, contaram.

Os integrantes da Folia mostraram a imagem que há por trás da bandeira que é levada no centro do cortejo que significa a imagem dos Três Reis Magos do Oriente, que na ocasião do nascimento de Jesus Cristo, seguiram uma estrela e inspirados por Deus foram até a manjedoura onde Jesus teria acabado de nascer e lá ofertaram ouro, mirra e incenso.

DSC_0664

Hoje, 06 de janeiro, é Dia dos Reis Magos

Reza a tradição cristã que, na época do Natal, uma estrela de grande brilho surgiu no céu, indicando a todos o local onde nasceria o Messias. Com sua luz inconfundível, foi a Estrela de Belém que guiou os três Reis Magos até o estábulo que abrigava Maria, José e o menino Jesus.

Curiosidade: para os cristãos, a Estrela de Belém é um dos maiores símbolos de Cristo, que veio à Terra para, com seu brilho, iluminar os passos da humanidade. Os Três Reis Magos Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia. Essa festa se tornou uma grande celebração, por exemplo na igreja ortodoxa, tanto católica quanto russa.

Em determinados países você ganha presentes no dia 6 de janeiro. Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália eles chamam a festa da “Befana”. Befana seria uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças.

É uma imagem bonita, porque tira aquela ideia da velha bruxa má que pega as crianças. Essa tradição é seguida até hoje na Itália: ninguém recebe presente no dia 25 de dezembro e, sim, no dia 6 de janeiro. Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis.

DSC_0660

DSC_0662

DSC_0670

 

 

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com