Religião

Mimoso e seus templos… Realidade religiosa

Domingo, 25 de Outubro de 2020 às 03:01

Por Redação in Foco

DSC07269 - Cópia

Normalmente toda vila, lugarejo, cidade foram fundados sempre em torno de uma Igreja, que chamava seus fiéis com sino, que iam confiar os problemas a Nossa Senhora e entregar nas mãos de Jesus Cristo todas as aflições!

Nosso Mimoso do Sul é um lugar tradicionalmente religioso, seja Católico Apostólico Romano, Evangélico, Espírita ou outra deniminação qualquer… Tudo tem encontro a Jesus! E não é preciso andar muito para observar em cada rua de nossa cidade um templo religioso, até me falham nomes de igrejas em sua totalidade, mas sei que são muitas… Algumas bem antigas e tradicionais como a Matriz São José e suas capelas, a Igreja Batista, a Presbiteriana, a Assembléia de Deus, as Testemunhas do Reino de Jeová, Maranata, Adventista do 7º Dia, Congregação Cristão, Deus é Amor e outras.

Nossa cidade foi e é testemunha de inúmeros feitos religiosos como procissões, caminhadas, marchas, encenações, show gospel, além das missas.

Com o passar dos tempos muitos episódios ocorreram relacionados à religiosidade e não me cabe divulgar porque sou leigo no assunto… E que assunto! Mas muito me preocupa…

Hoje a Igreja de Jesus de um modo geral trava uma batalha, uma luta e o vilão principal é o futuro, a modernidade, as mudanças rápidas pela tecnologia… Lembrei-me de uma frase dita por um tal de John Lennon em 1966… “O cristianismo um dia vai afinar… Afinar até desaparecer! Eu sei o que digo, hoje somos mais populares que Jesus Cristo” (se referia ao sucesso dos Beatles).

Aqui com meus 53 anos, nunca gostei ou aprovei essa frase. Mas entendi o recado. E ele teve que se justificar mais tarde sobre isso. John já percebera o futuro! As descrenças, as desavenças entre religiosos, as atitudes adotadas por igrejas, o aborto, o casamento diferenciado e outras coisas mais.. Era a mudança que estava por vir!

De acordo com crenças religiosas, Jesus, filho de Maria, ao qual foi concebido pelo Espírito Santo tendo como Pai adotivo aqui na terra o bondoso Carpinteiro José, desde seu batismo no Rio Jordão pelo profeta João Batista, passando por seus milagres realizados, a aclamação como Rei dos Reis, a crucificação, morte e ressurreição, fez com que o Cristianismo fizesse parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

A autonomia dada por Jesus a Pedro, um de seus apóstolos, assim foi dita: “Pois também eu te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus, versículo: 18): Pedro então passa  a ser o fundador da Igreja  Católica em todo o mundo.  Assim está escrito… E assim será.

Segue junto a este texto algumas fotos de igrejas de nosso Mimoso do Sul para que você possa conferir.

 

TEXTO E FOTOS: Renato Pires Mofati

Colunista do Site Mimoso In Foco

  • 010
  • bitmap-em-jor_afolha2007
  • capela-santo-antonio
  • dsc07267-c%c3%b3pia
  • dsc07269-c%c3%b3pia
  • dsc09008
  • dsc09099
  • dsc09515
  • dscn2883
  • igreja-ponte-do-itabapoana
  • igreja-presbeteriana
  • igreja-s%c3%a3o-domingos
  • igreja-torres
  • dscn0064
  • dscn0071
  • dscn0074
  • dscn0078
  • dscn0080

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com