Política

Câmara informa que julgamento de denúncia sobre compra de votos cabe à justiça

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014 às 14:38

Por Redação in Foco

DSCN8771

Foi realizada na última segunda-feira (12), às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Mimoso do Sul, uma sessão  que tratou de assuntos de interesse popular envolvendo uma denúncia enviada há pouco mais de um mês pelo cidadão Marcos da Silva Lamônica sobre uma possível compra de votos que estaria gravada dentro de um cd envolvendo a prefeita municipal Flávia Cysne, o chefe de gabinete Maurício Paiva e o então vereador Tentado durante o campanha eleitoral 2012.

DSCN8839

O denunciante Marcos da Silva Lamônica presente no plenário.

Sobre esse fato, Flávia Cysne enviou à Câmara Municipal de Vereadores uma nota de repúdio sobre o que segundo ela, seriam acusações infundadas com o propósito eleitoreiro, bem como sobre a matéria veiculada no Jornal A Folha do Espírito Santo.

DSCN8765

Pessoas aplaudem a entrada de alguns vereadores na Câmara.

A sessão contou com momentos de aplausos, vaias, discussões acaloradas de uma minoria, além de protesto pacífico na Praça Central, em frente a Câmara Municipal com pessoas vestindo camisas com frases contra corrupção e segurando cartazes com palavras de ordem.

DSCN8801

Cartazes com palavras de ordem na Praça Central durante a sessão.

Foi divulgado durante a sessão que só pode acontecer a cassação por compra de votos até 15 dias após a diplomação.

Segundo o presidente da Câmara, Sérgio Luiz da Silva, nada poderá ser julgado com antecedencia, até porque o julgamento cabe a justiça. “Encaminharemos um pedido de investigação de alguns vereadores que acompanharão de perto a denúncia e esses vereadores terão 45 dias para se manifestar. Na próxima sessão decidiremos e divulgaremos para a população os nomes dos membros dessa comissão”, disse.

DSCN8774

Confiram alguns trechos das falas dos vereadores durante a sessão que em público deram a sua opinião sobre o assunto. As fotos estão na ordem da chamada dos vereadores.

DSCN8811

Newton Coimbra de Resende (Tinga)

… “Nossa função é defender o anseio de cada cidadão, independente do partido em que está filiado… Quando o político ouve falar em CPI, parece até que isso é um gigante, mas não é nada de mais, é simplesmente ver o que está certo e o que está errado. CPI não caça prefeito a não ser que esse prefeito esteja errado… A prefeita deveria estar aqui na frente e deixar que isso seja investigado…”

DSCN8874

Durante a fala do vereador Tinga, pessoas se exaltaram e pediram a CPI dos últimos quatro anos do mandato anterior, houve muita discussão e “bate boca”.

DSCN8830

Renato Cabral 

…”Procuro ser o mais certo possível e estou de cabeça erguida… O que me chamou a atenção foi um texto feito pelo jornalista Jackson Rangel chamado “os vereadores de Mimoso e a corrupção”. Está caindo na boca do povo e tem coisas que não podemos deixar passar, a Câmara não pode se omitir perante essa repercussão… Não podemos atropelar as leis e o regimento da Casa diz que não pode haver CPI porque o prazo foi passado. Pedimos ao presidente da Câmara que seja nomeada uma comissão para acompanhar essa questão de perto…”

DSCN8853

Gecemar Peruzini

… “Temos obrigação de responder denúncias de qualquer pessoa, esse é o papel de todo vereador, as mesmas denúncias foram para a Procuradoria Geral do Estado, para o Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmara Municipal. Nós precisamos, sob pena de omissão, responder a sociedade. A denúncia foi protocolada há pouco mais de um mês quando os vereadores estavam de recesso… Acho que ela tinha que ter sido feita há mais tempo… Temos aqui um cd e para quem tiver dúvida é só ouvir, mas acho que não há necessidade. A comissão irá acompanhar onde estão as denúncias e o Presidente da Câmara vai nomear essa comissão…”

DSCN8841

Marcelo Pessanha

… “Sabemos que o processo de eleição se passou, sabemos da responsabilidade como legislador e fiscalizador e tivemos o respeito da sociedade para ocuparmos esse cargo… Mas não podemos passar por cima e ter a irresponsabilidade de fazer algo que não está em nossas mãos e nos precipitar no que cabe a justiça resolver. Temos sim que escutar o denunciante, mas temos legalidade a representar o que nos é imposto pela justiça. .. Criou-se expectativas de que iríamos caçar a prefeita. Numa postura ímpar, o Procurador Municipal da Câmara Dr. Flávio Lúcio nos afirmou: “se vocês estiverem votando, estarão antecipando o processo, vocês vão passar por uma falha processual a frente”... Esse requerimento foi protocolado no Ministério Público, Ministério Federal e nós não somos a justiça para punir…”

DSCN8848

Marquinho Jaú

… “Aproveito a ocasião para agradecer a visita do governador ao nosso distrito de Conceição onde se comprometeu a ajudar o Hospital Apóstolo Pedro, inaugurou a Sala de Degustação de Café, visitou a obra de telefonia celular em Conceição e Muribeca e sobre a realização do asfalto até Conceição do Muqui que será uma realidade… Mimoso precisa unir as forças, a prefeita municipal tem conseguido muitos recursos e em sete meses de governo foi liberado o recurso da CRP que facilita a vinda dos convênios…” 

DSCN8855

Sandro Prúcoli

… “Hoje a denúncia é ilegal e inconstitucional devido ao decorrer do prazo… Criaremos uma comissão para acompanhar os fatos e isso não é da alçada da Câmara Municipal de Vereadores… É o Tribunal de Justiça quem deve julgar se é verídica a denúncia…”

DSCN8862

Glória Torres Marques

… “Vamos buscar forças em Deus… Para que se discutir tanto? Não estou contra a investigação pois sou uma pessoa democrática e luto pela verdade, mas em Mimoso quando a verdade chega as pessoas deixam de lado. Por que isso acontece? Não estamos cumprindo o amor ao próximo, nós vereadores temos que amar ao próximo…”

DSCN8864

Cristiano Valpasso

… “É ao povo que devemos satisfação, temos que respeitar os poderes executivo e legislativo. O povo quer justiça e as pessoas estão em busca de uma resposta do poder legislativo e saber qual atitude tomaremos… Isso tem que ser apurado mesmo, a justiça deve ser feita… Por qual motivo foi deixado passar tanto tempo para denunciar? Quero finalizar dizendo que após a visita do governador a Conceição do Muqui onde se comprometeu em asfaltar a estrada do distrito, nós esperaremos de camarote…”

Em breve o Site Mimoso In Foco voltará com novas informações.

DSCN8757

DSCN8884

DSCN8759

DSCN8798

DSCN8825

DSCN8760

DSCN8894

___

TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti

(28) 9926 4443 / (28) 3555 4618

renata@mimosoinfoco.com.br

 

 

 

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com