Política

TRE-ES disponibilizará DISQUE-ELEIÇÕES neste sábado (14) e domingo (15)

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 às 10:50

Por Redação in Foco

Quinta-feira, 12 de novembro de 2020

DISK ELEIÇÕES

Fonte: TRE ES

Com o objetivo de disponibilizar informações básicas sobre o processo eleitoral de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) coloca à disposição dos cidadãos, o serviço DISQUE-ELEIÇÕES 2020, destinado a tirar dúvidas dos eleitores sobre local de votação, como votar na urna eletrônica, justificativa da ausência à seção eleitoral; informações sobre os cargos que estão na disputa e sua ordem na urna eletrônica, número de título eleitoral, documentos obrigatórios para apresentação no dia da das eleições, dentre outros.

O eleitor poderá ligar gratuitamente para 0800 940-0808 no sábado (14), das 8h às 18h; e no domingo (15), das 6h às 18h, e tirar suas dúvidas. A Justiça Eleitoral do Espírito Santo pretende garantir a todos os eleitores do estado o pleno direito ao exercício do voto, disponibilizando mais um instrumento de acessibilidade aos seus serviços.

Outros serviços

Bel, a assistente virtual do TRE-ES

A outra opção disponibilizada pelo TRE-ES para localização das seções de votação é a assistente virtual Bel. Desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal, o programa, apelidado de Bel (Bot ELeitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks, e está sendo treinada para responder as perguntas mais comuns dos eleitores durante as eleições. Por exemplo, a assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. Todas as perguntas serão prontamente respondidas pela assistente virtual Bel.

Um detalhe importante é que, nas versões para celulares Android e quando utilizados computadores com Google Chrome, a Assistente Virtual aceitará comandos de voz. Assim, os eleitores poderão perguntar usando a própria voz, e as respostas serão dadas também oralmente pela Bel. A assistente virtual faz mais do que simplesmente responder perguntas. Por exemplo, quando indagada sobre onde o eleitor vota, Bel disponibilizará a localização por meio de GPS para facilitar o deslocamento de quem fez o questionamento. E, caso o eleitor deseje, Bel poderá abrir o mapa para mostrar o caminho até o local de votação.

Os eleitores podem conversar com Bel pelo endereço https://bel.tre-es.jus.br e interagir com a assistente virtual.

Ouvidoria TRE-ES no WhatsApp

“Ouvidoria TRE-ES” no WhatsApp é um chatbot – assistente virtual – criado para facilitar o acesso do cidadão à informações relevantes sobre o título de eleitor, mesários, denúncias de propagandas, filiação partidária, eleições, dentre outras. Para conversar com o assistente virtual, basta adicionar o telefone +55 27 21218403 à sua lista de contatos, ou através do link http://wa.me/552721218403.

O principal objetivo da ferramenta é facilitar o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral, de modo que todos possam se informar para votar com segurança em novembro. Por meio de uma conversa com o chatbot, é possível acessar os principais links de serviço, baixar o aplicativo e-Título e conferir as principais dicas para eleitores e mesários.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com