Noticiário

Vírus Influenza H3N2: Secretaria de Saúde alerta população sobre sintomas e medidas de prevenção

Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022 às 13:55

Por Redação in Foco

gripe_1_47664

Com o aumento nos casos da Influenza H3N2 em vários estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Mimoso do Sul alerta a população que os cuidados com as doenças respiratórias devem ser redobrados. Como a Covid-19, a doença tem sintomas parecidos aos de uma gripe comum.

A procura de pacientes com síndromes gripais aumentou nos últimos dias no Pronto Socorro Municipal e no Centro de Sintomáticos Respiratórios. O município possui doses da vacina contra a gripe e por isso a equipe da Saúde reforça que para quem ainda não tomou a vacina, é importante procurar imediatamente o Posto de Saúde.

Vale ressaltar, que mesmo a pessoa vacinada, a prevenção continua sendo fundamental e os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia da Covid-19. Usar máscara facial, higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar aglomerações ajudam a reduzir as chances de contágio por gripe.

O QUE É H3N2?

O H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.

Os sintomas da influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, dor de cabeça e no corpo, constipação nasal e inflamação de garganta, tosse e, em alguns casos, falta de ar. Estão mais suscetíveis a complicações crianças e idosos.

Para o tratamento é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também deve ser consultado para o diagnóstico e prescrição adequada de medicamentos contra a doença.

SAIBA ONDE PROCURAR AJUDA

Quem precisar, deve procurar o PSF do seu bairro ou o Centro de Atendimento Respiratório da Covid-19 situado à Rua Presidente Vargas, em frente ao Campo do Ypiranga. Somente em último caso, em situação mais grave, que o paciente deve procurar o Hospital Apóstolo Pedro. “Tanto os PSF’s dos bairros quanto o Centro de Atendimento aos Sintomáticos Respiratórios estão aptos ao atendimento”, diz a equipe da Saúde de Mimoso do Sul.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com