Mimoso no Click

Crônica de amor a Mimoso (Por Michelle Medeiros)

Domingo, 25 de Outubro de 2020 às 01:40

Por Redação in Foco
Sexta-feira, 19 de fevereiro às 19h40.
12743566_1713091408932172_2698857035121084902_n

Por Michelle Medeiros

Professora

Foto: Renato Pires Mofati

O mimosense é um ser único, de perspetivas e modos peculiares ; é quase um estado de espírito, impossível não passar por Mimoso e não se lembrar dessa cidade com imenso carinho.

A nostalgia é a cachaça deste jeito de ser, embebeda e faz qualquer visitante se sentir presente em toda e qualquer história relatada.

Está no dia-a-dia a nossa verdadeira riqueza, essa cidade é um enredo de Jorge Amado, para sempre em construção, temos tramas e personagens exclusivos, num cenário pitoresco.

O cidadão mimosense ostenta seus apelidos, seja de infância ou não, mais que uma mera referência, como parte indissociável de sua personalidade.

E o fascínio que só o mimosense emana? Só o mimosense tem o poder de conhecer alguém, num único dia, por poucas horas, e fazer com que aquela pessoa carregue consigo por anos o que lhe foi confidenciado. Um dia, num reencontro o amigo se vê forçado a relembrar aquele então dilema vivido pelo mimosense, hoje para ele argumento de aventura.

Ao mesmo tempo, não temos visitas de cunho próprio, todo visitante torna “nosso”, todos querem oferecer e desfrutar deste momento. E dali churrasco na casa de um, moqueca no sítio do outro, viola no bar desejado. Assim, o mimosense faz de seus visitantes, celebridades.

Podemos estar em qualquer parte do mundo, nossas memórias ainda permeiam aquele lugar maravilhoso, nosso vale. Ser mimosense não é somente nascer nesta cidade, mas trazer no peito um emaranhado do que chamamos ‘conversa barbante’, histórias riquíssimas que compõe nosso vasto folclore.

Nos tornamos filhos desta terra sem ao menos querer, porque quando nos damos conta adotamos este coração tão interiorano, que uma vez experimentado, jamais conseguiremos outra vez este coração de criança ‘arteira’.

E não deixando passar sem parafrasear nosso amor por essa terra: Salve o nosso tão singular Mimoso do Sul, cidade tão mimosa mulher, que só como ela, se torna eterno amor de quem aqui vier.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com