História de Mimoso
Sábado, 23 de Janeiro de 2021 às 17:38
Por Redação In Foco
Alunos, professores de Geografia e História da Rede Municipal, da Escola Viva e o Historiador Renato Pires Mofati realizaram na última terça-feira, dia 30 de julho, uma Expedição ao Porto da Limeira, situada à margem sulina capixaba do Rio Itabapoana, em Mimoso do Sul.
A visitação, guiada pelo morador da Vila dos Pescadores Senhor Ronaldo, faz parte do Projeto Redescoberta Histórica e engloba palestras, leitura de livros, fotografias e depoimentos históricos, culturais e relevantes de Mimoso do Sul, através das ações de estudos para o resgato sócio, político e econômico.
Durante o percurso, os visitantes conheceram as antigas ruínas do Porto da Limeira em Mimoso do Sul que durante muito tempo foi importante local de entrada e saída de vários tipos de produtos e cargas, dentre eles, destacam-se o café, açúcar, aguardente, querosene, alimentação, medicamentos e tecidos, sendo que o principal produto embarcado era o café produzido na região que seguia em pranchas pelo rio Itabapoana até a Barra do Itabapoana, logo após seguindo nas embarcações maiores no mar.
“Atualmente o que vemos são apenas vestígios da história e da embarcação que naufragou. Vale lembrar que o Itabapoana era famoso por suas águas profundas e além disso é possível chegar ao ponto exato onde foi o antigo Porto e acredita-se que grande parte do passado está soterrado com toneladas de terra e o acesso as outras partes estão tomadas por intenso matagal que dificulta uma melhor observação do outro lado da margem onde fica a enigmática Vila da Rainha”, conta o Historiador Renato Pires Mofati.
Não foi possível a visitação à Vila devido à baixa do Rio Itabapoana e nenhum tipo de embarcação consegue seguir para este local em que existe um intenso trabalho de pesquisa arqueológico feito por estudiosos do norte Fluminense, através do IPHAN -Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.