História de Mimoso

120 anos da Estação Mimoso: A Origem do Telhado

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020 às 04:13

Por Redação in Foco
Terça-feira, 06 de dezembro de 2016, às 15h55.
Estação-Mimoso

Por Renato Pires Mofati

Ao longo dos seus 120 anos (1896-2016), o prédio de nossa estação ferroviária tem como cobertura um grande telhado formado por inúmeras telhas de origem francesa, as famosas e genuínas telhas “St. Henry Marseille”.

5Telha-Francesa-Henry-Marseille

Telha Francesa Henry Marseille

Antiga-Fábrica-em-Marselha-França

Como é do conhecimento de grande parte das pessoas, principalmente aqueles ligados na nossa história, mais especificamente em nossas estações ferroviárias, o estilo de cada uma dessas estações foi construído na melhor característica inglesa, ou seja, enormes galpões com grandes portas. E é assim cada estação se mostra.

Fábrica-e-depósito-a-céu-aberto-com-telhas-Francesas-Henry-Marseille

França e Inglaterra após muitos e muitos anos de conflitos e batalhas intermináveis, tornaram-se respeitosas e com importantes laços comerciais, uma construindo suas linhas férreas inglesas e outra fazendo as imponentes coberturas francesas.

Propaganda-das-ceramicas-Henry-Marseille.

A fabricação dessas telhas no século passado foi uma obra quase artesanal e a França, além de possuir a matéria prima (barro), tinha pessoal qualificado para a produção de produtos. E não foi só a telha que fez grande sucesso em vendas, toda a linha cerâmica francesa foi amplamente difundida no mundo e até hoje decoram casas, palacetes e residências europeias.

Hoje, fazendo uma pesquisa sobre estas duráveis telhas francesas verificou-se que o seu preço não é dos mais baratos, pois além de toda a tradição histórica, vêm à durabilidade, ou até mesmo peças para colecionadores. Segundo o Mercado Livre, elas chegam a custar o equivalente à R$ 59.90 a unidade e devido ao preço tão significativo, muitas estações vêm sendo depredadas e seu telhado roubado para fins ilícitos, como tem ocorrido em muitas estações em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com