Educação e Cultura

Você sabia? Curiosidades interessantes da história de Mimoso do Sul

Domingo, 29 de Novembro de 2020 às 04:20

Por Redação in Foco

Mimoso antigo, mercadão e Igreja (2)

O Site Mimoso In Foco vem trazer diversos tópicos curiosos da história de nossa cidade para que nossos internautas se identifiquem, relembrem e conheçam um pouco mais de Mimoso do Sul.

Você sabia?  

* Que Mimoso do Sul possui uma das maiores reservas inexploradas de bauxita do estado? E que ela fica no distrito de Conceição de Muqui? (A Bauxita é a principal matéria prima para a fabricação do alumínio);

* Que a Turfa é um mineral e é encontrada em grande escala na região do Rio Preto (São José das Torres). Dizem: “Onde tem Turfa, tem petróleo”

*Você sabia que existe um grande veio Mineral no subsolo e que corta Mimoso do Sul de norte a sul? E que nele contem minerais de grande valor comercial como: Água Marinha, Ametista, Turmalina, Topázio e outros?

24435_262142893917123_2093537716_n

*Que Mimoso do Sul possui um dos mais extravagantes e acentuados desníveis topográficos de toda a região? Chega-se a mais de 1100 metros de altitude na região da Serra de Torres e rapidamente numa distância de 05 km em linha reta chega-se a 01 metro, ou quase ao nível do mar na região do Rio Preto? Incrível né!

* Você sabia que a Colônia Sírio-Libanesa em Mimoso do Sul foi uma das maiores do estado do Espírito Santo? Que o nosso desenvolvimento comercial muito se deve a eles?

62351_260603290737750_1591895700_n

* Sabia que Mimoso do Sul foi “Município Modelo” segundo a Revista “Municípios do Brasil” na administração do Prefeito Darcy Francisco Pires em 1969, como premio foi doado ao Município um Caminhão da marca (FNM) ofertado pelo “INDA”

* Que Mimoso do Sul foi um dos maiores produtores de café do Brasil na década de 30?

* Que aqui nasceu um dos maiores craques do futebol de todo o estado do Espírito Santo? Seu nome era “Hélcio Paiva” jogou no Mimosense, no Madureira (R/J), no Flamengo jogou ao lado de Amado e Pena- Forte e depois na seleção Brasileira.

Jardim da estação e morro ao fundo - Década de 50

* Sabia também que o vão existente entre as duas pedras do Pico dos Pontões é suficiente para passar um pequeno avião do tipo bi-motor?

* Que o nosso Pico dos Pontões pode ser visto da cidade de Campos, Itaperuna, Guaçui,  Vargem Alta, do Alto do Pico da Bandeira e do alto mar?

*Você sabia que Mimoso do Sul é conhecido como um dos lugares que mais se destaca lendas urbanas, superstições e casos de assombrações de toda a região? E que 90% de seus moradores possui apelido?

*Que aqui tinha dois ônibus circulares por nomes: Repolho e Taioba?

*Que Mimoso teve várias fábricas de aguardente e que algumas delas se chamam: Capixaba, Cascata e Touro, e eu também tínhamos fabrica de Guaraná, Soda e Mate, elas se chamavam: Refrigerantes Festa e Refrigerantes Netinho.

Antigo Posto de saúde

* Que a “Arca de Noé” em 1950 foi eleita uma das mais importantes lojas de todo o estado?

* Sabia que os pais do Roberto Carlos (Albertinho e Laura) assim como todos os irmãos do Rei nasceram em Mimoso do Sul? E que muitos primos dele ainda residem por aqui?

* Que a primeira (Prótese) perna mecânica do rei Roberto Carlos foi comprado e doada pelo senhor Lauro lemos proprietário da Fazenda Santa Marta?

* Que Brunzinho (In memorian), Carlos Alberto Cunha, Bacalhau e Rosangela Guarçoni são grandes amigos do Mimosense e ator Stênio Garcia?

430603_229768193821260_1677351744_n - Cópia

* Que a astróloga da Rádio Globo “Zora Yonara” a garota propaganda das famosas “Castanhas Atalaias” é de Mimoso do Sul? Ela nasceu em Dona América!

* Que o locutor da Rádio Nacional Ylton Abiriam também é Mimosense?

* Que o apelido do Sr. Setenta de São Pedro do Itabapoana, foi dado pelo presidente da República “ Getulio Vargas” ?

 

Até a próxima que tem muito mais!

TEXTO: Renato Pires Mofati

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com